O Coletivo de Juventudes Mateense está solicitando o uso da Arena Cultural da Casa da Cultura para a realização de uma intervenção literária que integra o projeto “Leituras, Memórias e Identidades Negras – Aquilombando as Juventudes Periféricas Mateenses”, contemplado no último edital de cultura da Secretaria Municipal.
O projeto tem como objetivo transformar realidades por meio da palavra e fortalecer as juventudes negras e periféricas de São Mateus, promovendo ações de formação crítica e afetiva, resgatando histórias silenciadas e reconstruindo pertencimentos através da literatura afro-brasileira, do afeto e da ocupação simbólica do território. Nesta atividade, será realizada uma roda de leitura do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, obra fundamental da literatura brasileira que denuncia as condições de vida nas periferias e afirma a potência da escrita negra. A mediação será conduzida por Ariadine, assistente social de formação, integrante do FEJUNES (Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo)
e atualmente atuando no Centro de Referência das Juventudes Municipal, em Vitória. Sua presença garantirá um diálogo qualificado entre literatura, realidade social e as vivências das juventudes participantes.




